domingo, 20 de outubro de 2013

Diniz de Minas Gerais: o ramo de Domingos Diniz Couto

O casal Antônio Soares Diniz, o "Totó"
(1870-1934), e Amélia Cândida Diniz
(1870-1946), primos em primeiro grau,
residentes na Fazenda da Cachoeira
de Cima, em Esmeraldas. A fazenda foi
construída pelo pai de Antônio, José
Antônio Diniz Moreira (1829-1907),
citado neste texto. Amélia era neta
de outro Antônio Soares Diniz, dono
da fazenda do Andrequicé, em
Taquaraçu. Fotos gentilmente
enviadas por Célia Diniz Melo.
As famílias Diniz descendem de portugueses. Mas há várias distintas, originárias de diferentes pessoas que emigraram de Portugal para o Brasil. O historiador Antônio Gabriel Diniz relatou, no inicio dos anos 1960, que contou mais de 20 só em Minas. Uma das mais documentadas é a que descende de Domingos Diniz Couto (1716-1763), português nascido em Vila Meã, na freguesia de Monte Córdova, a cerca de 40 km a noroeste da cidade do Porto. Ele viveu em Minas a partir de 1738 e se estabeleceu na Fazenda da Boa Viagem, perto de Contagem. Seus descendentes se espalharam por lugares como Esmeraldas, Curvelo e Pará de Minas.

Os Filhos -  Conhece-se o nome de seis filhos de Domingos Diniz Couto[8] e a descendência parcial de três:

1. Manuel Antônio Diniz, casado com Teresa Antunes de Sousa. Descendência conhecida; daqui descendem parte dos Diniz de Esmeraldas e de Contagem.

2. Antônio Soares Diniz (1755-    ), casado com Bárbara Severina da Conceição (1759-    ). Descendência conhecida; daqui descendem parte dos Diniz de Esmeraldas, Contagem e Pará de Minas, além dos de Curvelo .

3. Domingos Diniz Couto (1748-    ), casado com Maria Rita da Conceição (1751-    )

4. Maria Soares Diniz (    -1833), casada com Antônio Marques Reis. O casal não teve filhos e Maria faleceu em Contagem.

5. Ana Joaquina Diniz, casada com Domingos José da Costa

6. Catarina Soares Diniz, casada com Francisco Xavier de Almeida. Filhos: Francisco de Sales Almeida; Maria Rita; Ana Floripes.[2]


Os Diniz de Curvelo - Um dos filhos de Antônio Soares Diniz, chamado Domingos Diniz Couto como o avô e apelidado de "Domingos das Laranjeiras", filho de Antônio Soares Diniz, foi parar em Curvelo. Um de seus filhos, conhecido como "coronel Domingos Diniz Couto", foi até lá para administrar as fazendas de um padre conhecido seu e acabou se casando com a irmã desse padre. Esse filho se tornou um dos maiores latifundiários da região de Curvelo. Outros membros da família o seguiram, inclusive seu pai, o Domingos das Laranjeiras. Alguns descendentes se envolveram com a política local. [3]

Parte da descendência de Domingos das Laranjeiras está descrita no site de genealogia de Roberta Ferreira da Silva. Vários membros dessa família se casaram com membros da família Mascarenhas, com genealogia descrita no livro de Paulo Tamm, "Uma dinastia de tecelões", publicado pela primeira vez em 1940. Este livro serviu de base para o livro "Genealogia da família Mascarenhas 1824-1889", de 1990, publicado pela Companhia Cedro e Cachoeira, que foi de propriedade dos Mascarenhas.


Os Diniz de Esmeraldas (Cachoeira) - Outro filho do primeiro Domingos Diniz Couto, Manuel Antônio Diniz, teve uma trajetória peculiar. Foi parar no norte de Minas, na freguesia de "Imaculada Santa Ana de Morrinhos" ou de "Contendas", dependendo do documento. Não consegui encontrar tal freguesia, mas creio que se trata da região da atual Brasília de Minas. Ali se casou e em 1775 teve o filho Floriano Antônio Diniz (1755-1840).

Mais tarde, a família voltou. Floriano construiu perto de Esmeraldas a Fazenda da Cachoeira, provavelmente por volta de 1819 ou um pouco antes. Dali se originam este ramo dos Diniz de Esmeraldas (ali há também vários descendentes do português Manuel Pinheiro Diniz). O pesquisador Jaime José Diniz descreveu sua descendência em uma série de artigos para o jornal "O Esmeraldense"[9].

Floriano só teve dois filhos varões e uma moça, Rita Marcelina. A Fazenda da Cachoeira foi dividida entre esses dois filhos, cada um de um de seus dois casamentos. Floriano Antônio Diniz Moreira (1820-1899), do primeiro, ficou com a Fazenda da Cachoeira de Baixo, e José Antônio Diniz Moreira (1829-1907), do segundo matrimônio, ficou com a Fazenda da Cachoeira de Cima.


Os Diniz de Pedro Leopoldo - Em Pedro Leopoldo, há Diniz descendentes dos Diniz de Curvelo e também de Esmeraldas. Entre estes últimos há os descendentes de Ulisses Soares Diniz (1907-1988), neto de José Antônio Diniz Moreira da Fazenda da Cachoeira de Baixo  - Ulisses era filho do fazendeiro Antônio Soares Diniz (1870-1934), conhecido como "Totó", e de sua prima, Amélia Cândida Diniz (1870-1946). Ao contrário do resto da família, Ulisses tornou-se comerciante e morou no povoado de Tijuco, dentro do município de Esmeraldas. Com seu quinhão da Fazenda da Cachoeira, fez um sítio, chamado "Sítio do Máximo", em homenagem a um escravo com esse nome e muito amigo da família no fim do século XIX e início do XX. Em meados da década de 1940, transferiu-se para Pedro Leopoldo, para que seus filhos pudessem estudar além do ensino primário, que era só o que então existia no Tijuco. Na geração seguinte, parte da família espalhou-se também para Brasília, Curitiba e São Paulo.

Outro ramo de Esmeraldas que foi para Pedro Leopoldo são os descendentes de Maria da Conceição Diniz (1887-1969), bisneta de Ana Joaquina Diniz, que aparece na lista dos filhos do português Domingos Diniz Couto no começo deste texto. Maria da Conceição nasceu em Capim Branco e foi a Pedro Leopoldo com seu marido, José Eugênio Barbosa (1876-1944). Era filha de José Antônio Diniz (c.1853-1931) e de Maria Cecília Diniz Pereira (1856-1893), que moraram em Matozinhos; e neta parterna de Antônio José Diniz Costa, este filho da dita Ana Joaquina Diniz. Mais recentemente, parte desta família também se espalhou para outros estados, como São Paulo [10].

Os Diniz de Pará de Minas - Descendem de uma filha de Antõnio Soares Diniz, Maria Isabel Diniz, que se casou com Antônio Alves do Vale, dono da Fazenda da Lagoa de Cima, perto de Pará de Minas. Sua descendência está descrita em Almeida (1991) [4]; os ascendentes de Antônio Alves do Vale estão em Campos (1900) [5].

Clique na imagem para vê-la em tamanho maior. Origens dos Diniz de Esmeraldas, Pedro Leopoldo, Curvelo e Pará de Minas. Clique na imagem para vê-la em tamanho maior. Os Diniz de Contagem não estão representados aqui; o próprio tronco Domingos Diniz Couto morava em Contagem e muitos dos seus descendentes permanecem lá até hoje.

Referências:

[1] DINIZ, Antônio Gabriel, "Pinheiro Diniz - Soares Diniz". Jornal "Centro de Minas", Curvelo, MG, número 29 (fevereiro de 1958).

[2] DINIZ, Antônio Gabriel, "Pinheiro Diniz - Soares Diniz". Jornal "Centro de Minas", Curvelo, MG, número 30 (março de 1958).

[3] CARVALHO, André; Mafra, Marcelo, "Dicionário do poder público municipal de Curvelo". Belo Horizonte, Armazém de Ideias (1996).

[4] ALMEIDA, Theóphilo de, "Dos Diniz e Silva aos Paivas de Almeidas, Moreiras, Varelas, Guimarães, Vilaças - em Pará de Minas". In: Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, volume XXI, 1986-1991. Belo Horizonte, Minas Gerais. Imprensa Oficial, 1991, pp. 355-368.

[5] CAMPOS, Arthur, "Traços genealógicos", Imprensa Oficial da Câmara Municipal, Entre Rios, MG, 1900.

[6] TAMM, Paulo, "Uma dinastia de tecelões", Belo Horizonte, 1960 (2ª edição).

[7] MASCARENHAS, Décio Magalhães (org.), "Genealogia da família Mascarenhas 1824-1889", Companhia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira, Belo Horizonte, 1990

[8] Testamento de Maria Soares Tavares (1795). Arquivo do Museu do Ouro (IPHAN), Sabará, MG. Livro de testamentos 51, folha 93, verso.

[9] DINIZ, Jaime José, "Traços genealógicos". In: Jornal "O Esmeraldense", Esmeraldas, MG, números 11 a 22, de agosto de 1961 a julho de 1962, especialmente número 14.

[10] ARAÚJO, Vânia Lúcia de Oliveira. Informações comunicadas ao autor.

20 comentários:

  1. Fiquei muito feliz em encontra esse blog, sou bisneta do casal Amelia Candida Diniz e Antonio Soares Diniz sou neta de Lourival Soares Diniz . Meu nome é Aline Márcia Diniz

    ResponderExcluir
  2. Alguém sabe algo sobre a fazenda de Providência em Minas Gerais, meu pai nasceu e cresceu nela e seu pai se chamava Pedro Diniz por volta de 1940...á 1960 eu acho. me responda por favor.

    ResponderExcluir
  3. o bisavô do meu marido se chamava Jose Diniz Tomaz, queria muito ter mais irfomaçoes.

    ResponderExcluir
  4. Eu me chamo Diogo Diniz. Sou neto de Dácio Diniz, que é filho de sebastião Diniz (Catão) e Amélia Diniz (meus bisavós). Os meus bisavós vieram de BH, passando por Curvelo, depois por uma lugarejo chamado água boa (norte de Minas), até chegarem a Montes claros/Mg, onde a família cresceu exponencialmente.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diogo! Boa Noite! Meu nome é João Renato Diniz Pinto. O Diniz vem do casal Francisco Soares Diniz (de Curvelo e sapateiro em Montes Claros; morreu em Pirapora) e de Maria Quintino de Quadros (filha de Donato Alves Quintino e Jacintha "Zizinha"). Minha mãe tem Cândida no nome: Cândida Maria Diniz Pinto. Foi professora e bibliotecária. Está com 73 anos. É casada com José Luiz Vieira Pinto, 75 anos, contador, filho de Hermindo de Souza Pinto (nascido em Santana dos Montes, antes, Santana do Morro de Chapéu) e de Lila Vieira Pinto (de Lafaiete). Vieram para Montes Claros-MG em 1942. Entre em contato. Moramos em parte na casa amarela que era de Donato Alves Quintino, hoje chamado Edifício Lila Maria. O endereço é o mesmo desde o século XIX: Rua Doutor Desembargador Veloso (antiga Rua Direita), 598, Centro de Montes Claros, Norte de Minas Gerais. Saudações, João Renato Diniz Pinto

      Excluir
  5. Sou bisneto de Domingos da Rocha Diniz e Anna Gertrudes Diniz (nome dela de solteira era Anna Gertrudes Mascarenhas. Domingos e Anna tiveram muitos filhos entre eles Targino Soares Diniz, Cloves Soares Diniz (meu avô materno), Floriano Soares Diniz e Deolinda Soares Diniz, todos eles nascidos em Esmeraldas, MG. Não tenho noção de quem são os pais de meu bisavó Domingos da Rocha Diniz. Já fiz várias pesquisas mas não encontrei nada. Se alguém souber e quiser me ajudar gostaria muito.

    ResponderExcluir
  6. Sou bisneto de Domingos da Rocha Diniz e Anna Gertrudes Diniz (não tenho certeza do nome de minha bisavó se era Anna Gertrudes Diniz ou Anna de Assis da Rocha Diniz. Na certidão de nascimento de minha mãe consta que ela era neta de Domingos da Rocha Diniz e Anna Gertrudes Diniz mas achei, através de myheritage o nome de Anna de Assis da Rocha Diniz como sendo minha bisavó materna. Fiquei em dúvida quanto a isso. Se alguém tiver alguma informação e puder me ajudar em gostaria muito. Atenciosamente. Arnaldo Gonzaga

    ResponderExcluir
  7. Sou hilarino Santana Diniz da cidad3 vizinha de Esmeraldas, meu pai já falecido hilários cirilo Diniz de Esmeraldas, fiquei feliz de saber as origem da genealogia da minha família de Esmeraldas e só que não conheci minha família direito pois é muita gente, creio que cada dia que passa a família Diniz vai crescer cada vez mais e epandi nestas minas gerais

    ResponderExcluir
  8. Se alguém querer saber um povo mais sobre minhas origem minha avó chamava Bárbara Tereza de Jesus e meu avô chamava Jose Cirilo Dinis

    ResponderExcluir
  9. Sou hilarino Santana Diniz da cidade vizinha de Esmeraldas, meu pai já falecido hilários cirilo Diniz de Esmeraldas, fiquei feliz de saber as origem da genealogia da minha família de Esmeraldas e só que não conheci minha família direito pois é muita gente, creio que cada dia que passa a família Diniz vai crescer cada vez mais e epandi nestas minas gerais

    ResponderExcluir
  10. Minha família veio alí da região de Taiobeiras MG. Meu nome é Calebe Diniz da Silva. O nome da minha mãe é Iraci Diniz da Silva sendo que o sobrenome dela era Diniz Amorim

    ResponderExcluir
  11. Alguma informação sobre a família Diniz, meu avô chama-se Valdir Barbosa Diniz e nasceu em Curvelo no ano de 1927, seus pais eram Olimpia Nair Diniz e Geraldo barbosa Diniz

    ResponderExcluir
  12. Minha família é de Matinha, no Pará de Minas, minha avó se chamava Julia Isabel Diniz, se alguém puder ajudar eu agradeço, estamos tentando descobrir nossa história tbm. Agradeço, qualquer informação é bem-vinda

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Boa tarde! Só hoje estou retornado aqui e vendo sua postagem. Estou emocionada demais. Vou está semana no museu do imigrante aqui em São Paulo. Será que poderíamos trocar telefones! Vou deixar meu contato aqui, se possível (12)98216- 3972, meu nome é Rosemara,só sei que somos primas(os), fiquei muito feliz ☺

      Excluir
    2. O DDD correto é 11 São Paulo

      Excluir
  14. Olá! Me chamo Raquel e gostaria de conhecer mais sobre meu falecido avô ANTONINO JOSÉ DINIZ, da família Diniz de Contagem-Mg.
    Também procuro por informações sobre ROSA CANDIDA DINIZ, mãe de GUARACI, JURACI...
    Última informação é que ela se mudou com os filhos para Brasília.
    Se puderem me ajudar, serei muito grata!!

    ResponderExcluir
  15. OLA BOA BOM DIA!? me chamou kleyton diniz Moureira, estou em busca de mais informações sobre o Diniz, pois sou morador da paraíba, Neto de Jose Aprígio Diniz Filho e Bisneto de Jose Aprígio Diniz e Luzia Diniz de Oliveira Queria pode encontrar mais pessoas da linhagem.

    ResponderExcluir
  16. Qual era a profissão do Sr. Emir Antônio Diniz que foi casado com Dalva Soares Ferreira Diniz. Acho que eram pais de uma pessoa que eu estimava muito em BH, Marcos (engenheiro). Essa gente é de Contagem. mlmlmarcoslima@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Bom sou Gleydson fernando Diniz lima neto de alice diniz, filho de Revani maria Diniz, sou dos Diniz de contagem que veio pra Esmeraldas

    ResponderExcluir