domingo, 20 de outubro de 2013

Origem das famílias Diniz

Detalhe de uma representação do
nascimento de Dionísio, talhada em um
sarcófago romano do século II d.C. O
bebê é ninado por uma ninfa.
Atualmente, encontra-se no
Museu deArte Walters, em Baltimore,
Maryland, Estados Unidos.

A origem da palavra

A maioria das famílias Diniz do Brasil e originaram de Portugal. A palavra portuguesa "Dinis", com "s", originalmente era nome, não um sobrenome, e é uma contração de "Dionísio".

A palavra "Dionísio", por sua vez, era usada pelos gregos - é o nome do deus das vinhas e dos vinhos. Corresponde ao deus romano Baco. A primeira parte da palavra, "Dio-", era associada a "Zeus" (Dionísio era filho de Zeus); a segunda, "-nísio", tem origem controvertida. Muitos historiadores acham que se refere aos montes Nisa, um lugar mitológico onde Dionísio teria nascido e crescido.

Porém, a origem da palavra era anterior aos próprios gregos. A primeira referência ao nome "Dionísio" data do século XII ou XIII a.C., em uma tábua de barro encontrada em Pylos, no sul da Grécia. A civilização grega propriamente dita ainda não existia, pois floresceu apenas a partir do século VIII a.C. A região era habitada por outras culturas que  precederam, como a cultura micênica. Foram essas culturas que teriam se envolvido, por exemplo, na Guerra de Tróia, mais ou menos por essa mesma época.


A origem do sobrenome

Em vários momentos, a palavra passou para "sobrenome patronímico", isto é, um sobrenome derivado do nome do pai. Sobrenomes patronímicos eram comuns em Portugal e várias partes da Europa durante a Idade Média; hoje, ainda aparecem muito na Rússia e em outros países. Por exemplo, "Fernandes" quer dizer "Filho de Fernando"; "Peres", "filho de Pero" ou de Pedro; "Henriques", "filho de Henrique" etc.

A palavra "Dinis", porém, não variava a terminação (decerto porque já tinha o "s" final). Assim, "Dinis" pode ser ou um nome então o sobrenome do "filho de Dinis", ou mesmo do "filho de Dionísio".

Com o tempo, os sobrenomes ganharam "vida própria" e passaram a ser transmitidos de pais para filhos. Alguns, inclusive, sobreviveram aos próprios nomes originais a que fazem referência e que caíram em desuso: "Soares" quer dizer "filho de Soeiro", um nome muito usado durante a Idade Média; mas hoje esse nome praticamente não é mais usado, apesar do sobrenome "Soares" ser comum. Desta forma, devem ter surgido muitas famílias Dinis sem necessariamente qualquer conexão entre si.

Várias delas passaram ao Brasil. Só em Minas Gerais no início do século XVIII, o pesquisador Antônio Gabriel Diniz identificou mais de vinte famílias com esse sobrenome que ali viviam, contemporâneas entre si[1]. As de genealogias mais bem documentadas são a Diniz Junqueira a de Manuel Pinheiro Diniz, que se casou em 1723 em Sabará com Cláudia de Azevedo e Silva[2]. Outro português Diniz que iniciou grande família em Minas foi Domingos Diniz Couto (1716-1763), cujos descendentes povoaram locais como Contagem, Esmeraldas, Curvelo e Pará de Minas. Há genealogias esparsas de seus descendentes; neste blog há um esboço geral.


Referências:


[1] DINIZ, Antônio Gabriel, "Pinheiro Diniz - Soares Diniz". Jornal "Centro de Minas", Curvelo, MG, número 29 (fevereiro de 1958).

[2]  CAMPOS, Arthur, "Traços genealógicos", Imprensa Oficial da Câmara Municipal, Entre Rios, MG, 1900, pág. 122 (Título 6º: "Pinheiro Diniz e Dias").

78 comentários:

  1. ROBERTO BELISÁRIO, SOU JOÃO AMÍLCAR SALGADO, MÉDICO E PROFESSOR APOSENTADO DA UFMG. ESCREVI SOBRE TRÊS ILUSTRES MÉDICOS DINIZES: OLAVO GABRIEL DINIZ, CARLOS RIBEIRO DINIZ E ORESTES DINIZ. ESTUDO TAMBÉM O TRONCO DINIZ JUNQUEIRA, CUJA FIGURA IMPORTANTE É O GUARDA MOR JOSÉ ANTONIO DINIZ JUNQUEIRA INAUGURADOR DA CâMARA DE LAVRAS E UM DOS FUNDADORES DA CIDADE DE FRANCA SP. NO MOMENTO PROCURO DADOS PARA CONFIRMAR O POSSÍVEL PARENTESCO ENTRE O NOTÁVEL HANSENÓLOGO ORESTES DINIZ E CARLOS DINIZ, QUE ERA O MAIOR BIOQUÍMICO DO BRASIL QUANDO FALECEU. AMBOS NASCERAM EM CIDADES SULMINEIRAS PRÓXIMAS, PERTO DO NINHO DOS DINIZ JUNQUEIRA. ABRAÇOS, joão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro João Amílcar, Orestes Diniz era meu tio avô, filho de Domingos José Diniz e Silva e Francisca Augusta Ferreira Diniz. Teve um filho médico, Orestes Diniz Filho e um neto médico, Roberto Diniz. Um outro neto é professor na UFMG, Orestes Diniz Neto, departamento de psicologia, atualmente diretor da Fafich. Até onde eu saiba ele era natural de Uberaba assim como meu avô, Honorito Diniz

      Excluir
    2. João, confirmei aqui e você têm razão. Orestes Diniz nasceu em Varginha

      Excluir
    3. Tem algum romão Diniz. Casado com Clara ramos

      Excluir
    4. Este é meu bisavô romão Diniz
      . Pai do meu avô Sabino romão Diniz alguém sabe onde eles nasceram

      Excluir
  2. SOU NILZABETE DINIZ LOPES
    MINHA MÃE CONTA QUE MEUS BISAVÓS ERAM DE MINAS GERAES, SOU BISNETA DE JOSÉ CESÁRIO DINIZ E FIQUEI MUITO GRATA EM ENCONTRAR ESSE BLOG E SABER QUE EXISTEM TANTOS PESQUISADORES DO SOBRENO DINIZ. UM ABRAÇO JOÃO AMÍLCAR SALGADO GOSTEI DO SEU COMENTÁRIO E DE SABER QUE VOCÊ DEDICA TEMPO E TRABALHA EM PESQUISAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo Roosileia Vitório Diniz sou da Paraíba

      Excluir
    2. Sou Paulo Victor Diniz, sou do Ceará e meu Avô Sebastião José Diniz, veio da Paraíba.

      Excluir
    3. Meu nome é Edilma Diniz, sou do Ceara

      Excluir
  3. Gostaria de encontrar a família de minha mãe em minas cujo os sobrenomes são Diniz ela se chamava Esther Diniz ela veio a falecer e perde o contato com todos os familiares
    eu me Marineuza Diniz

    ResponderExcluir
  4. Sou Jane Maria Diniz Lisbôa e sou do RJ.

    Estou procurando informações sobre o Diniz que se instalaram no norte Fluminense, mais precisamente no município de Cantagalo.
    Meu bisavô era Joaquim Diniz e meu avô Guilhermino Diniz.
    Se alguém tiver informações sobre essa família, por favor compartilhe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite minha família é do norte do estado, Itaocara.

      Excluir
    2. Meu avó era de cantagalo cidade fluminense do Rj e o seu nome era Joaquim Diniz casado cone Maria da Penha Dias Diniz morou por muito tempo em Duque de Caxias mas já faleceu a mais de 30 anos sei q ele possui ainda uma irmã viva em queimados baixada fluminense que se chama Ernestina

      Excluir
  5. Meu avo Domingos Diniz de Almeida desapareceu por volta de 1912, saiu para o trabalho no campo e nunca mais foi visto na região de Conchas, Porangaba, Bofete , estado de S. Paulo. Para alguma informação ou comentário deixo meu email - diniz-almeida2013@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para algum comentário reportar para o seguinte e mail - 26diniz80@gmail.com

      Excluir
  6. meu avo se chamava Jose Alves Moreira Diniz e minha mae nasceu em Santa Rita do Cedro distrito de Curvelo, e gostaria de contato com possiveis parentes dessa regiao, o meu email é jaelson.venancio@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de encontrar a família do pai da minha prima que o nome do pai dela é João Diniz pedra ele já é falecido ele veio de Minas Gerais queria saber o parentesco dele rosanemarianocardoso@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. gostaria encontrar parentes da minha avó DORILDA DINIZ ja é falecida eu sou ronaldo reis ( ronaldo_reis_30@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  9. Olá! Sou descendente da família Diniz.
    Meu bisavô se chamava: Manoel Luiz Diniz e meu Tataravô: Luiz Antônio Diniz.
    Estou buscando meus ancestrais e uma forma de conseguir a história e possível registros de nascimento deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho avós e bisavós com esse nome é também tenho Diniz mas vc já está com o maçarico no dentro do seu cu cuspindo fogo de mais vc não acha? Descendente, ancestrais pra que isso viadinho

      Excluir
    2. Por acaso seu tataravo era de itaperuna??

      Excluir
  10. sou gildo diniz meu avo armando diniz minha vo'luzia toledo diniz

    naturais de traz os montes portugal procuro contato

    imaill contatorecantodabruna@gmail.com fico grato por retorno

    ResponderExcluir
  11. Boa noite!! Sou Adelma Diniz sou da família Diniz, seus avoa sao José Dantas Diniz e Josefa Lucilda Diniz e Meu Pai é Antônio Dantas Diniz..sou da Pariba e minha família também..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de encontrar parentes do meu avô bertolino Francisco Diniz em friburgo rj

      Excluir
    2. Meu avô e meu pai também tem esse sobrenome, Bertolino.

      Excluir
    3. Mas ambos são alagoanos...

      Excluir
  12. Estou a procura de Genealogia de João Padua Diniz, especialmente de seus Bisavós paternos: Antonio Padua Diniz e Francisca Justiniana de Andrade. Procuro também as bisavo de minha avó: Helena Candida Vilela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisca Justiniana de Andrade foi a fundadora da cidade de Iturama MG

      Excluir
    2. Sou tataraneto de joao alipio diniz e vó candida.. Sul de mg.

      Excluir
    3. Todos esses nomes me são familiarea. . não sei se coincidência

      Excluir
    4. Sou da família Diniz em Para de Minas e Curvelo , sou de São Paulo, meu nome é Rosemara, minha avó Julia Izabel Diniz. Meus Bisavós José Julio Alves e Maria Isabel Diniz. Também estou tentando encontrar familiares destas localidades, tenho contato com meus primos aqui em São Paulo e Belo Horizonte tbm. meu contato: rosediniz2403@gmail.com

      Excluir
    5. Tenho ou tinha 3 irmãos por sobrenome Diniz
      Maria José Diniz
      Antonio Diniz
      Adolfo diniz
      Nome da mãe Laura candida de jesus avós maternos Pedro Honorato Alves e Olinda candida de Jesus
      O nome do pai de meus irmãos não sei só sei que que o sobrenome era Diniz um policial minha mãe ficou viúva e casou com o meu pai

      Excluir
    6. Há e minha família eram de minas Gerais só n sei em que cidade

      Excluir
  13. Gostaria de mais informações sobre minha bisavó, Maria Etelvina Diniz, morou por muitos anos na cidade e Capão Bonito- SP

    ResponderExcluir
  14. genealogistas afirmam que os Diniz são uma família muito antiga e nobre, pertencente à ilustre família dos Yahya, de origens Sarracenas-Judaicas remotas, que passou a residir, em primeiro lugar, em Portugal, no lugar de nome Diniz, Dinis ou Deniz. Um dos membros proeminentes da família mudou-se para a Polônia no século XVI junto com seus familiares, quando foram convidados por Jan Zamyski (também conhecido como Ioannes de Zamość, 1542 – 1605), um líder e magnata importante na confederação Polonesa-Lituana, para dar uma significativa contribuição para a criação de um rede comercial judaica local. O sobrenome original “Yahya”, de fato, pelo propósito claro de aparecer menos estrangeiro, foi modificado, inicialmente, em “de Niyes”, até aquele Diniz, do qual estamos lidando.A família Diniz, de fato, descende diretamente daquele Iacobo ben Gedaliah Dionis ibn Yahaya, nascido em Fatih, Istambul, Turquia, 1540 e falecido em Tessalônica, Grécia em 1595; foi pai de Aloandro Iacobo Diniz (ibn Yahya), que, de Slonim, o lugar onde ele nasceu em 1585 foi para Portugal.

    ResponderExcluir
  15. Me chamo Rodrigo Diniz, meu pai PAULO DINIZ e meu Vô JOAO DINIZ. As informações que tenho são de que toda minha família são de SAO GONCALO/RJ. Não sei se vieram de outra parte do Brasil. rodrigodinizadv@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Me Chamo Irene Graciete Cezario Violante e estou a procura de meus ancestrais CEZARIO. Sei que meus avós paterno Irene Cezario e Onofre Cezario e bisavós José Cezario e Gabriela Maria Pereira Cezario, moraram anos em Itaocara.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde sou Sandra Valeria Diniz da Silva, filha de Orson Diniz da Silva e Bisneta de Joaquim Antônio Diniz.Procuro informações sobre os pais de meu bisavô. Se alguém tiver favor me informar no email Sandradinizmiranda@gmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Olá meu triavô germano alves dinis (z) esposa candida delphina de Carvalho são de MINAS GERAIS, preciso de informações que me ajude na construção da minha árvore genealógica desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De que cidade de mg?
      Tenho tataravó com esse nome.
      Já tataravô é dito que se chamava João Alipio Diniz

      Excluir
  19. Sou descendentes dos Diniz da Paraiba PB e sou filha de Francisco Antônio Diniz e neta de Antônio Francisco Diniz,e conta meu pai que seu bisavô,vindo de Portugal deixando mulher por lá ,vinha requerer data,terras e nunca mais voltou pra lá ,originando família aqui com uma negra de um navio negreiro ,a qual este Diniz deu proteção por ser muito menina e ter sido vendida como escrava e daí constituiu a família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avô paterno chamava faço. Antonio Diniz interior da Paraíba. Me chamo Antonio Ferreira Diniz no face está Antonio Diniz.

      Excluir
    2. Pertenço a familia Diniz de Mamanguape -PB.

      Excluir
    3. Essa mesma história foi contada pelo meu avô Francisco Antônio Diniz, que nasceu em taperoa PB

      Excluir
  20. Meu nome é Célia Diniz meu avo era João Elias Diniz e meu pai é Ivair Aparecido Diniz a maioria dos familiares fica entre Jacarezinho PR e ourinhos sp. ..

    ResponderExcluir
  21. Meu nome é Célia Diniz meu avo era João Elias Diniz e meu pai é Ivair Aparecido Diniz a maioria dos familiares fica entre Jacarezinho PR e ourinhos sp. ..

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é Célia Diniz meu avo era João Elias Diniz e meu pai é Ivair Aparecido Diniz a maioria dos familiares fica entre Jacarezinho PR e ourinhos sp. ..

    ResponderExcluir
  23. Meu nome é Welton Diniz , filho de Antonio Diniz Filho , neto de Antonio Diniz Pedra .Meu avô era de Senhora da Glória , uma pequena cidade perto de Curvelo .Gostaria de saber de onde vieram os antepassados de meu avô . Meu e-mal é wdinizrp@gmail.com ! Desde já lhes sou grato .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão tbm se chama ou se chamava antonio diniz Nunca o conheci 😔

      Excluir
    2. Meu irmão tbm era ou é Antônio Diniz irmãos Maria José Diniz e Adolfo diniz ambos filhos de laura candida de jesus

      Excluir
  24. Eu adoro meus sobrenome "matheus diniz aguena" e esse nome veio do meu vô "helio diniz"

    ResponderExcluir
  25. Nossa familia é do Sul de MG.
    Já ouvi que teria vindo de Portugal.
    Inicialmente aportando em Recife e dispersando por lá e Paraíba... Seguindo para o Rio de Janeiro e interiorizando para o Sul de MG... Finalmente aportando em Santa Catarina.
    Bênçãos

    ResponderExcluir
  26. Me chamo Werbty Almeida Diniz, sou de uma das famílias Dinizes do Maranhão. Meu pai nasceu em São Vicente Ferrer na baixada maranhense e não sabemos muito sobre a sua árvore genealógica. Fiz muitas pesquisas sem êxito. Gostaria muito de conhecer de onde vem a minha família Diniz.
    meu e-mail : betoadiniz@gmail.com.

    ResponderExcluir
  27. Será que existe alguma conexão das famílias do Maranhão com as mineiras?

    ResponderExcluir
  28. Meu bisavô se chamava Benevides de Sousa Diniz meu avô conta que veio criança pra Goiânia da Cidade de Serra do Triunfo Pernambuco

    ResponderExcluir
  29. Minha avó se chamava Carmen Diniz Andrade e procuro informações sobre a família.

    ResponderExcluir
  30. Alcione Rezende Fernandes25 de agosto de 2020 às 07:11

    Procuro família minha avó Carmem Diniz Andrade. Email: resende.alcione@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá me chamo Renato Diniz filho de José Diniz e Floreri Pereira de Araújo Diniz meus avós e Abel Diniz e Amélia Pereira Diniz ? rdiniz97@icloud.com

    ResponderExcluir
  32. Meu nome e Antonio RODRIGUES junior . sou neto de JOAO FEIMINO FERREIRA DINIZ. DA CIDADE DE CARMO DA MATA. MG. GOSTARIA DE TER MAIS INFORMAÇOES DA MINHA FAMILIA.

    ResponderExcluir
  33. Sou Carlos Roberto Aparecido Diniz
    Filho de José Donato Diniz
    Avó Domingas Diniz
    Avô José máximo Diniz
    Moravam em Santa Rita do Sapucaí
    Se mudaram para o Paraná onde tiveram filhos

    ResponderExcluir
  34. titanium gold - Titanium Arts
    Titanium Gold is the highest quality product of premium apple watch 6 titanium steel. black titanium rings Titanium gold is crafted for the production of high-quality stainless steel.‎Material Features titanium rimless glasses · ‎Titan Gold · solo titanium razor ‎Titan titanium necklace mens Gold

    ResponderExcluir
  35. Sou DINIZ, de origem de SALTO DE PIRAPORA, estado de SÃO PAULO. Trabalhei em MG e conheci familias de DINIZ em SETE LAGOAS E CURVELO.

    ResponderExcluir
  36. Também sou Diniz. Interior de MG esse sobrenome é bem comum. Ubá

    ResponderExcluir
  37. Alguma informação sobre DINIZ no Amazonas?

    ResponderExcluir
  38. Eu sou da família Diniz , o nome do meu avô era Moacir Alves Diniz, queria saber sobre o meu bisavô ou de alguns dos irmãos do meu avô, ele me disse que os sua mãe e deu irmão morava no Brás São Paulo. Só não sei o nome deles

    ResponderExcluir
  39. Não fui reconhecida por meu pai Inácio Diniz de Almeida hoje tenho 61anos me chamo cristina segundo minha falecida MÃE nome de uma tia.

    ResponderExcluir
  40. Procure enviar mais dados Cristina! Nome dos avós, data de nascimento e mort

    ResponderExcluir
  41. Meu nome é Eleonora Diniz.Sou de Itaúna -MG mas meus antepassados são de Esmeraldas-MG.Sou neta de Maria do Carmo Diniz e Moacir Soares Diniz.Minha bisavó (mãe da minha avó Maria)se chamava Teófila e seu pai Aristides Diniz ,formado na primeira turma de Farmácia de Ouro Preto.Tinha farmácia em Esmeraldas que depois foi administrada pelo seu filho Feliciano Diniz.A farmácia existe até hoje .Foi casado com Marina Diniz que ficou com a farmácia até então.Meu avô Moacir era primo da minha avó.Tinha sobrenome Soares e Campolina na família dele.Minha avó teve muitos irmãos,Feliciano,Madalena,Raquel,Berenice,Helena ,Estevão,Rui,Raimundo e outros que me foge à memória .Alguns foram para Belo Horizonte,outros continuaram em Esmeraldas e meus avós foram para Itaúna onde criaram família e a empresa Transportadora Diniz.Os filhos são -Rui Soares Diniz,Luiz Alves Diniz,Maria Nazareth Diniz Coutinho,Silvia Diniz Souza,Vera Lúcia Diniz Gontijo,Luiza Guilhermina Diniz Gonçalves,José Eustáquio Campolina Diniz .Tem uma irmã do meu avô Moacir que tem família em Pará de Minas.Meu e-mail-eleonoradiniz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Na verdade,o marido de minha bisavó Teofila era Aristides Diniz e não seu pai como escrevi acima!

    ResponderExcluir
  43. Olá me chamo Tatiana Moreira Diniz,procuro minha meu bisa se chamava Emanuel Vaz diniz, eu avó se chamava Diniz vaz diniz e eu pai se chama Raimundo Vaz diniz estou a procura a minha descendência..mail:tatisarahebrayan@gmail.com

    ResponderExcluir
  44. Me chamo Victória Diniz,minha família veio de itaperuna interior do RJ,alguém tem parente nessa área??

    ResponderExcluir
  45. Meu avô falecido a 4 anos se chamava José de Souza Diniz, filho de Benevides de Souza Diniz e Eduvirgem Georgina de Jesus. Meu avô nasceu em Serra de Triunfo - PE

    ResponderExcluir
  46. Meu nome é Osvaldo, neto de Oswaldo Diniz Campos, natural de Esmeraldas, MG.
    Email: amaral.olca@gmail.com

    ResponderExcluir
  47. Sou da família Diniz moro em roriana

    ResponderExcluir
  48. Sou da família Diniz moro em Roraina

    ResponderExcluir
  49. Família DINIZ é maior do que se imagina e me parece que existem de outras regiões e origens. Meu Bisavô: Basilio Diniz, Meu Avô Lourival José Diniz, Minas Gerais

    ResponderExcluir