domingo, 20 de outubro de 2013

Genealogia dos Diniz (Antônio Gabriel Diniz)

Transcrição integral dos artigos de Antônio Gabriel Diniz no Jornal "Centro de Minas", de Curvelo, MG, números 29 e 30, de fevereiro e março de 1958. Transcrição feita por Roberto Belisário Diniz.

Agradecimentos especiais a Clarice Diniz e Rodrigo Pedroso de Carvalho, sem os quais eu não poderia ter tido acesso a essa fonte.

Se alguém concluir que há problema de direitos autorais, favor contactar-me. Porém, peço para levar em conta a extrema inacessibilidade destes importantes textos, uma vez que eles existem apenas em coleções particulares.


PINHEIRO DINIZ - SOARES DINIZ

[Número 29]

    Registra o Coronel Artur Campos, nos "Traços Genealógicos", uma tradição de família, segundo a qual D. Cláudia de Azevedo e Silva, mulher de Manuel Pinheiro Diniz, genearca desse ramo dos Dinizes, era filha de um oficial holandês, morto num dos últimos combates realizados na guerra holandesa, para a expulsão dos invasores.

    D. Cláudia viera de Pernambuco, com a mãe e dois irmãos, para as Minas Gerais, em virtude das perseguições, até o extermínio, que os patriotas vencedores moviam aos antigos invasores e seus descendentes.

    Se atentarmos em que D. Cláudia, como adiante mostraremos, nasceu em 1707, e que a guerra terminou com o tratado da Campina do Taborda, assinado aos 26 de janeiro de 1654, veremos que não é verdadeira a tradição. Nem a mãe de D. Cláudia seria filha de holandês morto num dos últimos combates, porque, se o fosse, teria pelo menos 54 anos quando nasceu D. Cláudia.

    Vimos no Museu do Ouro, de Sabará, a querela entre partes Manuel da Silva Alvarenga e Antônio da Fonseca Vasconcelos, na qual se qualificaram testemunhas o Sargento-Mor Manuel Pinheiro Diniz e sua mulher D. Cláudia de Azevedo e Silva, no dia 3 de novembro de 1741. Declarou-se casada com o Sargento-Mor Manuel Pinheiro Diniz e natural de Pernambuco, com 34 anos de idade. Nasceu, portanto, em 1707. O Sargento-Mor, seu marido, declarou ser natural da freguesia de São Joãoi Batista de Cedovim, Comarca de Esgueira, bispado de Vizeu, Portugal, vivia de sua mineração, com 62 anos de idade. Mais velho do que a mulher 28 anos.

    Aos 15 de abril de 1723, ao Sargento-Mor Pinheiro Diniz foi passada provisão para servir o ofício de "Provador dos Quintos do Distrito da Ponte da Igreja velha, da Vila Real de Sabará até a de João Velho Barreto". (Ar. Públ. Min., Cód. 21:127).

    Em 1739, ele obteve a sesmaria do "Titiaiussú", rio Parahirupeba abaixo" (Rev. Arq. Públ. Min. VI, fasc. 1 e 2, pág. 688).

    Aos 8 de fevereiro de 1738, ele e Cosme Damião da Silva (seu cunhado?) moradores na Paraopeva, freguesia de Curral del-Rei, registraram uma provisão que lhes confirmava a água "em o córrego que passa pelo arraial da igreja da Paraopeva, em o seu açude que está por cima da barra da Pirapetinga, com o qual trabalham atualmente" (Arq. Públ. Min., Cód. 2:14 - Livro de Guarda Maria de Itabira e Paraopeba - Avulsos).

    No mesmo 1738, comprou a Joseph da Silva Azevedo (provavelmente um dos seus dois cunhados), "uma roça e lavras sitas na Paraopeba, no córrego de Pirapetinga (Escritura de 11 de julho de 1738, nas notas do Tab. da Comarca do Rio das Velhas, ora arquivado no Museu do Ouro, em Sabará).

    DESCENDÊNCIA

    Registra o Cel. Artur Campos (obr. cit.) que o casal Pinheiro Diniz-Cláudia de Azevedo e Silva teve os seguintes filhos:

    1) Josefa Maria da Silva, casada com o português Manuel Francisco Dias;

    2) José Pinheiro da Silva Diniz, casado com Ana Teresa.

    Encontramos no 1o. ofício de Diamantina o testamento de D. Joana Maria do O' (não registrada por Artur Campos, como filha do casal), o qual nos autoriza a acrescentar aos Traços Genealógicos" do saudoso parento:

    3) Joana Maria do O': Em primeiras núpcias, casada com Manuel Rodrigues de Meireles; em segundas, com Caetano Ribeiro de Oliveira.

    CAPÍTULO 1

    1-1) Do casal Josefa Maria da Silva-Manuel Francisco Dias - nasceram, segundo o Cel. Antônio Campos, os filhos:

    2-1) Padre manuel Francisco da Silva Diniz;

    2-2) Joaquim Francisco da Silva Diniz, em primeiras núpcias casado com Mariana Rosa de Lima; em segundas, com Maria Gonçalves; em terceiras, com Catarina de Jesus.

    2-3) Inácia Francisco Dias, casada com Úrsula de Lima;

    2-4) Francisco de Assis e Silva, casado com Jacinta...

    2-5) José Francisco Dias, solteiro;

    2-6) Josefa Maria de Jesus, casada com o português Manuel José da Silva Campos (destes descende o Cel. Artur Campos, autos dos "Traços Genealógicos" de que nos estamos aproveitando).

    2-7) Genoveva de Jesus, casada com João Ferreira Neto;

    2-8) Ana Felícia, casada com Antônio Alves do Vale;

    2-9) Mariana, casada com Manuel Alves da Fonseca;

    2-10) Maria, casada com Manuel Alves de Oliveira;

    2-11) Rita, casada com Caetano Alves de Carvalho;

    2-12) Eulália, casada com Manuel da Silveira e Almeida;

    2-13) Teresa, casada com João José de Almeida;

    2-14) Francisca, falecida em solteira;

    2-15) Luiza, falecida em solteira.

    CAPÍTULO II

    1-2) Do casal José Pinheiro da Silva Diniz-Ana Teresa - nasceram os filhos:

    3-1) José Pinheiro da Silva Dijniz (filho), casado com Josefa de Macedo;

    3-2) Cláudia, casada com Rafael Carneiro;

    3-3) Úrsula, casada com Antônio Rodrigues;

    3-4) Vicente Ferreira Pinheiro da Silva, casado com Margarida...

    3-5) E outro que foi para o Morro Vermelho, município de Caeté.

    CAPÍTULO III

    Do casal Joana Maria de O'-Manuel Rodrigues de Meireles, nasceu:

    4-1) Francisco de Paula Meireles. Este foi o Padre Dr. Francisco de Paula Meireles, "bacharel em filosofia pela Universidade de Coimbra, no ano de 1785, e professor régio de lógica, metafísica e ética, na Cidade de Mariana" (Xavier da Veiga, "Efemérides Mineiras", IV, 444). Presume Xavier da Veiga que o Padre Meireles nasceu em Mariana. Informou-nos, gentilmente, o Cônego Raimundo Trindade, que nasceu no Tejuco.

    Do segundo casamento de D. Joana Maria de O', com Caetano Ribeiro de Oliveira, nasceram os filhos:

    4-2) Domingos Ribeiro da Silva;

    4-3) Caetano José de Oliveira.

    Os descendentes 4-2 e 4-3, moravam no Tejuco, por ocasião da morte de D. Joana, sua mãe. Não encontramos, ao escrever estas notas, a certidão que nos foi iministrada pelo serventuário do Ofício.

    Gostaríamos se descendentes de Domingos Ribeiro da Silva e de Caetano José de Oliveira nos ministrassem quaisquer dados genealógicos. Apesar de muito perguntarmos, nada até hoje obtivemos.

    ---------

    SOARES DINIZ

    Fomos encontrar a origem dos Soares Diniz, em Domingos Diniz Couto, casado com D. Maria Soares Tavares, o qual aos 29 de fevereiro de 1764 obteve a sesmaria de Boa Vista, como se vê do livro de Sesmarias, n. 107, antigo, hoje 109, fls. 191, no Arquivo Público Mineiro. A fazenda da Boa Vista, objeto da sesmaria, está situada nas proximidades da atual cidade de Contagem. Deste casal, temos notícias de dois filhos: 1) Domingos Diniz Couto; 2) Antônio Soares Diniz, e de uma filha: 3) Catarina Soares Diniz, casada com Francisco Xavier de Almeida.

    A existência de mais filhos nos é revelada pela escritura pública de venda da fazenda da Boa Vista feita pelo casal Diniz Couto-Soares tavares, aos filhos Domingos e Antônio. Reza a escritura que a venda foi feita de acordo com os outros filhos, mas não diz quais essses filhos. De Catarina Soares Diniz encontramos o testamento, datado de 9 de julho de 1847, no qual se declara filha do casal Domingos Diniz Couto-Maria Soares Tavares.

    Escritura e testamento encontram-se no Museu do Ouro, em Sabará.

    x    x    x

    Do testamento do Padre José Soares Diniz, que também se encontra no Museu do Ouro, em Sabará, consta que Antônio Soares Diniz foi casado com D. Bárbara Severina da Conceição e tiveram os filhos:

    1) Padre José Soares Diniz, o testador, primeiro vigário da freguesia de Matozinhos;

    2) Joaquim Soares Diniz;

    3) Maria Isabel Diniz, casada com Antônio Alves do Vale;

    4) Antônio Soares Diniz;

    5) Manuel Higino Diniz;

    6) Padre Francisco de Paula Diniz;

    7) Domingos Diniz Couto;

    8) Ana Severina da Conceição, casada com José Clemente da Rocha, já falecidos. Foram representados pelos filhos:

    8A) Antônio da Rocha Diniz;

    8B) Manuel Dias de Oliveira;

    8C) Bárbara, casada com Justino Dias de Oliveira;

    8D) Maria Severina Diniz, casada com José Justino de Oliveira. Este casal, por disposição testamentária, foi representado no inventário pelos filhos Ana, Maria e Antônio.

    (Veja-se testamento aprovado no dia 11 de fevereiro de 1845, registrado em um dos livros de notas do 1o. ofício de Sabará, ora arquivado no Museu do Ouro, daquela cidade, fls. 67-68).

    O pai do testador, Antônio Soares Diniz, já era falecido em fevereiro de 1845. A mãe, D. Bárbara Severina, ainda vivia em 1857, segundo vimos em outro testamento.

    x    x    x

    Nem todos os Dinizes provêm de Manuel Pinheiro Diniz e de Domingos Diniz Couto, da fazenda da Boa Vista. Publicações do Arquivo Público Mineiro já nos mostraram mais de 20 outros Dinizes, troncos de famílias, contemporâneos daqueles dois.

    No Maranhão existem descendentes de Manuel Pinheiro Diniz, entre os quais o historiador Rui Pinheiro Diniz.

    ----------

    Com prazer receberemos retificações e novos dados, os quais serão remetidos a um parente, de Belo Horizonte, que os colige numa genealogia da família.


[Número 30]

    - II -

    Do casal Catarina Soares Diniz, aliás Catarina Maria Diniz - Francisco Xavier de Almeida, nasceram:

    1) Francisco de Sales Almeida

    2) Maria Rita

    3) Ana Floripes

    4) (Ilegível no registro do testamento)

    - OoO -

    Reproduzimos, com correções e notas, a relação da descendência de Antônio Soares Diniz-Bárbara Severina Diniz, extraída do testamento do Padre José Soares Diniz:

    1) Padre José Soares Diniz, o testador. Instalou a freguesia de Matozinhos, da qual foi primeiro vigário. Faleceu em 1845;

    2) Joaquim Soares Diniz;

    3) Maria Isabel Diniz, casada com Antônio Alves do Vale (filho do casal Ana Felícia-Antônio Alves do Vale, dos Pinheiros Diniz, cap. 1 n. 2.8). Morava o casal na fazenda de Lagoa, no Patafúfio, hoje Município de Pará de Minas. Deste casal descende o autor destas notas pela linha paterna - Alves Diniz.

    4) Antônio Soares Diniz;

    5) Manuel Higino Diniz, da Fazenda de Andrequicé, Município de Santa Luzia do Rio das Velhas;

    6) Padre Francisco de Paula Diniz;

    7) Domingos Diniz Couto. Conhecido por Domingos das Laranjeiras. Casou-se, em primeiras núpcias, com D. Maria Tereza de Jesus, da qual não teve filhos. Enviuvou-se em 1845. Nas proximidades de 1834, fundou o retiro, depois fazenda do Bom Sucesso, Município de Curvelo. Em segundas núpcias, casou-se com sua sobrinha Francisca de Paula Diniz, filha de Manuel Higino Diniz. Faleceu aos 17 de março de 1872, na Fazenda do Bom Sucesso.

    Do segundo casamento, deixou os filhos:

    7A) Maria Francisca, viúva do Dr. Alexandre Severo Soares Diniz;

    7B) Domingos Diniz Couto. Casado, sem descendência, em primeiras núpcias, com D. Emília Diniz. Em segundas núpcias, com D. Emerenciana Mascarenhas Barbosa;

[Ascendentes de Emerenciana: ver arquivo dos Mascarenhas]

    7C) Ana Joaquina Diniz. Casou-se com seu tio Pedro Higino Diniz, filho de Manuel Higino Diniz;

    7D) Catarina Diniz. Casou-se com o Dr. Pacífico Mascarenhas;

    7E) José Diniz Couto. Casou-se com D. Ana Nunes Diniz;

    7F) Joaquim Soares Diniz (Joaquim Diniz Couto da Fazenda do Paiol). Casou-se com D. Maria Mascarenhas Diniz;

    7G) D. Bárbara Severina Diniz. Casou-se com Caetano Mascarenhas;

    7H) Antônio Diniz Couto. Casou-se com D. Maria Amélia Diniz Mascarenhas;

    7I) Francisco de Paula Diniz (Francisco Diniz Couto). Casou-se com D. Guiomar Mascarenhas Diniz.

    Em Pirapama (antes Traíras), distrito do Município de Curvelo, hoje progressista cidade), em cuja Matriz foi enterrado, ao Grupo Escolar local, foi dado o nome do "Grupo Escolar Coronel Domingos Diniz Couto".

    8) Ana Severina da Conceição, casada com José Clemente da Rocha, já falecidos em 1845. Foram representados no inventário do testador pelos filhos:

    8A) Antônio da Rocha Diniz;

    8B) Ana, casada com Manuel Dias de Oliveira.

    Deste casal, pela linha materna, descende o autor destas notas.

    8C) Bárbara, casaeda com Justino Dias de Oliveira. Deste casal descendem os Dinizes, do Morro da Garça; Geraldino Rocha, de COrdisburgo; Joaquim José da Rocha, da Contagem.

    8D) Maria Severina Diniz, casada com José Justino de Oliveira. Embora vivo foi o casal representado, no inventário do testador, pelos filhos, Ana, Maria e Antônio.

    Manuel, Justina e José Justino Dias de Oliveira eram irmãos - Pinheiros Diniz (Veja-se Artur Campos, "Traços Genealógicos", pág. 139, descendência de José Maria de Oliveira, bisneto de Manuel Pinheiro Diniz).

    Lê-se na mesma página, 139, que MANUEL DIAS DE OLIVEIRA era casado com CLAUDINA. O nome dela era ANA, como escreveu seu tio, o testador Padre José Soares Diniz. Talves ANA CLAUSINA, tendo havido lapso do escrivão e do genealogista, que tornaram, de maneira diferente simples um nome composto.

7 comentários:

  1. Primo Roberto: Estou procurando meu antepassado Serafim José do Valle, que seria neto de um Domingos Antônio da Silva, casado com Ana Maria. Ele não aparece em nenhum lugar. É de Alto Maranhão ou Congonhas, pelo que parece. Há a possibilidade de que seja parente dos Tavares de Melo. No Joaquim Rodrigues de Almeida achei o
    Olha que estranho. Será que significa alguma coisa? Não sei se eu é que não soube procurar mas não achei a Maria Joaquina Diniz no trabalho do Allex. Você sabe alguma coisa dela?

    Página 273 - 1800 - José Antônio da Silva, filho de José Antônio da Silva, casou com Maria Joaquina Diniz, filha de José Tavares de Melo
    Abraço. Avelina

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, descendo da genalogia dos Diniz Couto e gostaria de saber mais informações sobre Joaquim Diniz Costa, irmão do Padre Antonio Soares Diniz e do Padre Francisco de Paula Diniz. Pelo que pude encontrar ele foi casado com Joaquina Maria do Espirito Santo e tiveram alguns filhos, dentre eles Uma chamada Rita. Se voc~es puderem me ajudar agradeço muito.

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Silvania Aparecida Diniz, meus avós paternos eram Malvina Bernardina de Nazareth e José Conrado Maia. Ambos eram de Esmeraldas e minha avó pelo que sei é descendente da família Diniz de Esmeraldas. Tem como me ajudar na geneologia?

    ResponderExcluir
  4. Olá, meu nome é Rosemara, moro em São Paulo
    Estou tentando encontrar parentes em Pará de Minas e Curvelo.
    Minha mãe se chamava therezinha de Jesus Diniz, filha de Julia Isabel Diniz, neta de José Júlio Alves e Maria Izabel Diniz, viveram em Matinha, distrito de Para de Minas.
    Minha mãe tinha 2 primos padres.
    Se alguém puder me ajudar fico muito agradecida.
    Podem me chamar no whatsapp 11 98216-3972

    ResponderExcluir
  5. Ahh minha mãe tinha uma tia chamada Rita

    ResponderExcluir
  6. Quem são os Ancestrais de José Gabriel Diniz

    ResponderExcluir
  7. Meu tataravô é citado neste documento. Joaquim José Rocha

    ResponderExcluir